Skip to content

Madeira de demolição

12/07/2011
  

MDF padrão Vintage da Masisa

Há anos cada vez mais notamos a presença da madeira de demolição na decoração brasileira. Por definição, as madeiras de demolição são oriundas do desmonte de casas, móveis, carroças, galpões e até estrebarias muito antigas, em uma época em que o Brasil edificava com madeira, principalmente no interior onde era abundante esta matéria-prima. Encontramos muitas destas construções antigas viajando pelo interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, o que nos permitirá mais alguns anos de reciclagem destas madeiras nobres.

Bonita e charmosa, a madeira de demolição requer atenção e cuidados na hora de escolhê-la. Por serem madeiras antigas podem vir ainda impregnadas com cupim ou broca. Claro que madeiras de lei possuem enorme resistência a essas pragas mas se não forem bem tratadas você poderá ter uma surpresa desagradável. Deve-se ter muito cuidado também em usá-la próximo a áreas molhadas, por que a camada de cera que eslas possuem não protegem da umidade e um simples copo de água pode deixar manchas temporárias ou dependendo do líquido, manchar de vez a madeira.

 

MDF padrão Western da Masisa

 

Mas existem muitos materiais que não são verdadeiramente de demolição e sim madeiras que recebem algum tratamento para se assemelharem à original, cuidado. Temos ainda os painéis de MDF que imitam muito bem o natural e possuem ainda algumas vantagens por serem ecológicos, impermeáveis e de fácil manutenção e limpeza.

A Masisa, empresa que já comentamos no Blog, possui dois padrões que imitam a madeira de demolição: Western e Vintage. O Western possui padronagem mais clássica com desenho de reguado imitando o assoalho de casas antigas em tom de madeira próximo à imbuia. O Vintage é um padrão acinzentado, com veios bem marcados, querendo imitar aquela madeira que ficou no sol e chuva por muito tempo até começar a descolorir.

 

Projeto de churrasqueira utilizando o padrão Western

 

De posse dessas informações agora é usar o bom gosto na hora de utilizar a madeira de demolição, sempre lembrando que é um material com muita informação, veios fortes, cor escura. Pode pesar e até comprometer o ambiente, carregando-o com excessos de cores e texturas.

Boa sorte!

 

Home Theater em Vintage

 

About these ads

From → Mobiliário

Deixe um comentário

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 566 outros seguidores

%d bloggers like this: