Skip to content

Saudade do almoço daqueles tempos…

13/06/2011

Constantemente a denominamos a alma da casa mas seus dias já foram mais gloriosos. A cozinha perdeu importância e espaço nos lares brasileiros. Quem nasceu nas décadas de 70/80 lembra da família em volta da mesa ou na cozinha importunando a mãe na hora do almoço ou jantar. Sim, a mãe daqueles tempos fazia comida, cuidava da casa e dos filhos mas a vida moderna mudou tudo isto.

 

Cozinha espaçosa e equipada para uma mãe "antiga"!

 

A entrada da mulher no mercado de trabalho nos anos 80 foi uma das principais causas dessa mudança, na opinião de quem acompanha os indicadores sociais brasileiros. Em 1985, só 33% das mulheres em idade de trabalhar disputavam com os homens uma ocupação. Essa parcela subiu para 52% e permanece em expansão. Assim, aquela mulher que tinha em média 5,8 filhos nos anos 70 passa a ter menos de 2 filhos nos dias atuais.

Hoje a maioria das mães trabalham e as comidas congelas, lanches e o mal falado fastfood são as alternativas viáveis para o corre-corre atual. Esta mudança de comportamento influenciou também a própria funcionalidade das cozinhas modernas como também seus acessórios e eletrodomésticos. Há uma clara diminuição da importância da cozinha e algumas pessoas até preferem que o espaço seja menor, pois utilizam a cozinha no máximo para esquentar ou descongelar alguma coisa.

É claro que esta tendência de ambientes menores se deve também ao preço cada vez mais alto do m² nas cidades, incluindo-se ainda quartos e salas, as cozinhas estão muitas vezes reduzidas a uma parede e ponto final. Exige-se do cliente e do arquiteto um ótimo planejamento e escolha dos materiais e eletrodomésticos corretos para o tamanho da família e do ambiente.

Bancadas integram os espaço interligados dos novos apartamentos.

 

Um projeto de cozinha deve prever o dia-a-dia da família, a predileção por cozinhar e receber os amigos no fim de semana, tudo isto vai direcionar a escolha do fogão ideal, da necessidade e do tamanho de um forno elétrico, do sistema de exaustão, número de armários e sua disposição. O fato é que ela atenda aos mais variados panoramas da casa.

 

Exemplo de pequena cozinha sem divisões com a sala.

 

Para muita gente a cozinha deve ter um bom refrigerador frost free, cuba pequena, fogão de mesa com 04 acendedores e um microondas, tudo muito junto e prático. Alguns apartamentos dispõe de pouco mais de 2 m para esta “turma” básica, mas o ideal é que se tenha pelo menos 3,20 m, para termos áreas trabalho entre o refrigerador e a cuba e entre a cuba e o fogão. Devemos também prover espaço para armazenar os mantimentos, ao menos uma porta de armário pode ser suficiente, dependendo do tamanho da família e da frequência de visitas ao supermercado. Se não houver espaço para a louçaria na sala de jantar, devemos também prever um armário para os copos, cristais e louças em geral. O uso de materiais de fácil limpeza e manutenção é básico e a escolha de cores claras pode aliviar a sensação de aperto dentro de alguns espaços.

Enfim podemos dizer que a cozinha da mãe atual se mescla com a mãe antiga, muitas vezes a primeira até desejaria juntar a família ao meio dia de uma quarta-feira com um belo almoço, o relógio e o trânsito não permitem, mas em datas especiais e em alguns finais de semana ela não abre mão de experimentar novas receitas e de fazer aquele belo almoço de família, onde todos se reúnem e brindam a alegria de uma refeição feita com amor e afeto.

 

Cozinha com 2,65 m de largura! É possível mas...

 

A opção para abrigar a torre de eletros foi "invadir" a sala!

From → Mobiliário

2 comentários
  1. Ótimo post e verdadeiro…hj em dia não conseguimos mais ter a tranquilidade de antigamente…bjs e parabéns pelo blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: