Skip to content

Ousando nas portas de alumínio

05/07/2011

Painéis de vidro colorido ou espelhado e as diversas versões de vidros texturizados tem seu lugar cativo nas portas dos móveis contemporâneos. As múltiplas possibilidades de painéis de vidro, acrilato ou MDF fizeram dos armários de despensa, closets e roupeiros, alvos de portas coloridas e ousadas. A evolução das ferragens e sua versatilidade aliada à falta de espaço fizeram os sistemas de correr a escolha ideal para quem tem pouco espaço de circulação. Os sistemas leves de correr, compostos por rolamentos e guias conferem leveza e suavidade ao deslizar e nos poupam preciosos centímetros. Geralmente as portas são estruturadas com perfis de alumínio que hoje temos nas opções entre o bronze, fumê ou anodizado natural, sem falar dos perfis pintados de preto ou branco.

Banheiro com portas em perfil anodizado natural e vidros pretos.

Nos painéis das portas, de abrir ou de correr, vale a criatividade e o bom gosto. Há inúmeras maneiras de combinar utilizando-se este expediente. Pode-se empregar vidros coloridos nos mais variados tons, acompanhando as cores de paredes ou ítens decorativos. Muito difundidos hoje estão os vidros espelhados refletentes nas cores bronze, fumê ou verde. Dependendo da intensidade luminosa do ambiente são praticamente espelhos, mas sem incidência da luz são transparentes dependendo do ângulo que se vê, mas seu custo é mais alto do que os vidros incolores e espelhos.

Vidro reflecta tom bronze

Karin Rashid abusa das cores nas portas de alumínio e vidro desta cozinha!

Não podemos esquecer da segurança quando falamos destes painéis. As grandes portas em grandes vãos de armários são perigosas se não utilizarmos vidros temperados, que se estilhaçam no caso de grandes impactos. Uma alternativa econômica seria a de no mínimo colar uma película adesiva por trás dos painéis de vidro, ao receber o impacto o vidro não se desprenderá do adesivo. Ainda poderemos empregar adesivos criativos e coloridos, com fotos dos filhos e da família ou do desenho animado preferido da criançada. A vantagem é a possibilidade da troca do adesivo no futuro, atualizando o tema e as cores empregadas.

Painéis de alumínio e vidro adesivado decoram este home office

Armário com portas de vidro branco e MDF Masisa cor Virgínia.

Uma outra possibilidade é a utilização de painéis de MDF com textura padrão dos demais móveis do ambiente, é uma escolha barata e não compromete. Ainda poderemos utilizar um painel de MDF como base para colar papéis de parede ou tecidos decorativos, conferindo outra  percepção espacial principalmente em grandes vãos. As alternativas são realmente muito vastas, é só combinar as várias texturas, materiais e cores e ousar na criatividade.

From → Mobiliário

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: