Skip to content

Personalizar a planta

20/07/2011

Quando compramos um apartamento sabemos que a planta foi pensada em um padrão de família e que nem sempre ela se encaixa com a nossa. A maioria dos casais que compram um apartamento de 3 quartos por exemplo, não o utilizam com os 3 dormitórios, um pelo menos vira escritório ou closet e às vezes pode dar uma turbinada no tamanho da sala. É fundamental que personalizemos a planta “tipo” ao nosso padrão e estilo de vida. Entretanto existem padrões construtivos que não nos permitem a modificação ou retirada de paredes. Prédios com alvenaria estrutural de blocos de concreto ou cerâmico não permitem nenhuma alteração das paredes e tão pouco de instalações hidráulicas. Alguns até permitem retirar uma pequena parede e acrescentar pontos elétricos, mas o cliente precisará checar com o Engenheiro responsável pela obra sobre possíveis alterações.

 

Planta padrão de apartamento de 03 suítes

 

Já prédios com estrutura convencional de concreto armado e com laje nervurada permitem total alteração da planta, podendo inclusive ser invertidas as posições da cozinha com o quarto, da sala com a cozinha, claro, respeitando-se os pilares e fachada do prédio que não podem ser alteradas. Essa condição previlegia a personalização do ambiente moldando-o de acordo com os futuros moradores e seus estilos de vida. O tamanho da cozinha, a criação de um home office, junção da sacada com a sala, tudo isto colabora para criarmos um ambiente mais ao gosto e estilo do morador.

 

Planta baixa já modificada e adaptada ao gosto do cliente!

 

Na planta acima modificada a pedido do cliente, um jovel casal, nota-se que as alterações foram sutis mas previlegiaram o estilo de vida e as predileções dos moradores. Criou-se um hall de entrada que se abre para um grande living integrando estar, jantar, cozinha, churrasqueira e sacada. No corredor criou-se um nicho para um mini escritório. Na planta original vê-se claramente que o projeto do apartamento ofereceu maior espaço para a área social em detrimento da área íntima. O casal solicitou então mais espaço de armário e um banheiro igualmente mais espaçoso para a suíte principal. Então, sem prejudicar a suíte lindeira, colocou-se um closet pequeno que irá aumentar a área de roupeiros e no banheiro uma bancada generosa para duas cubas.

 

Living do apartamento após as modificações

 

O importante na hora da personalização de um apartamento é considerar que algumas modificações podem implicar dificuldades ou desvalorização do imóvel. Se um apartamento de 03 dormitórios virar um de 02 dormitórios ou a retirada de um banheiro e outras modificações semelhantes, podem alterar significativamente a planta e a percepção de valor na hora de revende-lo. Também o contrário é valido, se uma modificação for bem pensada criando um layout acolhedor, com certeza o apartamento se destacará dentre os demais exemplos comuns do mesmo prédio.

O certo é que nossa casa, merece ter o nosso jeito, estilo, padrão de vida, enfim, a cara dos moradores.

 

Espaço criado para um home officeSuíte do casal

 

 

From → Mobiliário

One Comment
  1. Que legal! Esse jovem casal etm bom gosto rsrsrs Bjs e parabéns pelo blog!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: