Skip to content

Lareiras Elétricas

07/08/2013

Nada mais acolhedor em uma noite fria do que sentarmos com amigos e a família em uma sala com lareira e apreciando um bom vinho. A inspiração, que muitas vezes vem dos norte americanos, está ganhando espaço com o surgimento de equipamentos práticos e de baixo custo: as lareiras elétricas!

As lareiras elétricas vieram como uma opção mais prática e de menor valor do que as versões tradicionais de alvenaria e pedra. Dispensando o uso da madeira e sem fogo, ela é muito mais ecológica e prática no uso e manutenção, sem haver maiores problemas com chaminés que não “puxam” direito a fumaça e com o perigo de crianças se aventurarem no fogo. Ela simplesmente precisa ser ligada, não precisando maiores preocupações, e aumenta o bem estar no ambiente dando um charme especial, o esperado calorzinho nos dias frios, e nos proporciona deliciosos momentos com quem amamos no calor da conversa e da sensação de aconchego que a lareira confere ao ambiente.

 

 

As lareiras elétricas se assemelham à uma TV, com chama virtual 3D e com controle remoto para controle de som e imagem e é claro, nível de temperatura. Seu funcionamento é parecido com a de um aquecedor, porém com o charme das lareiras tradicionais por imitar ruídos e ter o artifício visual do “fogo” 3D. Também existem os modelos que imitam as tradicionais de chaminé e não são embutidas na parede ou em móveis.

Por ser pequena e adaptável ela pode ser instalada em qualquer cômodo conforme for a necessidade e gosto de cada um, e por serem versáteis, podem estar presentes em painéis de MDF conjuntos com outros equipamentos e até ao lado da TV. Existem vários modelos e tamanhos que combinam com a decoração escolhida para cada ambiente, contemporâneas, clássicas ou retrôs, agora é só escolher qual a do seu gosto e preparar a família para o mais novo ponto de encontro da casa!

 

120120623204415

 

Mas para instalar sua lareira você deve observar as seguintes instruções básicas: Primeiramente, as lareiras podem ser encaixadas em um móvel de madeira, um nicho de alvenaria, gesso ou qualquer outro produto resistente ao calor. Deverá haver uma ventilação mínima a ser respeitada para que o vapor residual que é liberado pela lareira não danifique o produto no qual ela será instalada. A posição da tomada deverá também ter um fácil acesso para ligar e desligar.

Existem muitas vantagens em se instalar a lareira elétrica em móveis de MDF, pois neles temos a possibilidade de encaixa-las em portas ou rodízios, que facilitam o deslocamento da lareira para o acesso da tomada e não faz necessário o uso de extensões para conexão da mesma quando o local de instalação desejado fica além do alcance do fio padrão. Essas são as dicas básicas para se adquirir uma lareira, verificar se existe possibilidade de encaixe no seu ambiente e também o tamanho de seu espaço versus a potência do equipamento. Para formas de execução mais correta, lembre-se sempre de procurar no manual de instruções da lareira que você for escolher, e se for o caso, passe ao seu Arquiteto para que ele mesmo planeje a melhor forma de executar a implantação desse artifício na sua casa de uma forma correta e segura.

 

Sala

Projeto de sala com lareira elétrica embutida em painel de MDF Fresno Negro executado pela Cunha Brasil.

Vale lembrar que essas dicas são para as lareiras elétricas, já que também existem opções de lareiras à gás, mas esta se encaixa em outros tipos padronizados de instalação e aproveitamento no espaço, portanto atenção ao adquirir a sua.

Boa semana e aproveite o inverno!!!

From → Mobiliário

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: